sábado, 13 de setembro de 2008

Energia eólica.

Liz Anne G. Vaiciulis-nº13-8º JL.

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

•O que é e como funciona uma usina de energia eólica?
Resp.: Usina de energia eólica é uma usina que aproveita a força da velocidade dos ventos para gerar eletricidade. São grandes hélices (como cataventos gigantes) instaladas em altas torres ou em locais altos. Esses locais devem ser privilegiados do ponto de vista de ventos. É necessário que haja vento, de preferência fortes, o tempo todo. No dia em que não tiver vento não será possível a geração de energia elétrica. A grande vantagem da usina eólica é que não existe nenhum tipo de poluição, mas também possui uma grande desvantagem que é o barulho produzido por ela e se chamam eólicas justamente por serem acionadas pela energia do vento.
Para melhor compreendimento de como é o funcionamento de uma usina de energia eólica podemos olhar o exemplo a seguir:



Após o vento passar pela usina eólica(hélices e gerador) passa por uma linha de transmissão da qual leva essa energia para o ''consumidor''.

Informações tiradas do site:

http://www.ebanataw.com.br/roberto/energia/ener12.htm

~*~*~*~*~*~*~*~*~

•Resumo da reportagem ''A força do vento''.

Produzir energia eólica é uma alternativa não poluente que pode abastecer desde centros urbanos até pequenos povoados.De acordo com a ANEEL (agência nacional de energia elétrica), pequenas centrais podem suprir localidades distantes das redes e as grandes centrais podem atender grande parte do Sistema Integrado Nacional reduzindo bastante assim a emissão de poluentes produzidas pelas usinas térmicas e diminuindo também a necessidade de grandes reservatórios.

O professor Jorge Antônio Vilas Ale coordenador do Centro de Energia Eólica, Centro eólica, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul diz que ''É fundamental que o crescimento da energia eólica no Brasil se dê tanto na capacidade instalada como no desenvolvimento científico e tecnológico'' já que em sua opinião o Brasil possui um parque industrial com competência na área de metal mecânica e elétrica tendo assim condições favoráveis para investir e se direcionar, sem grandes dificuldades, para indústria eólica.

O potencial eólico encontra-se no Brasil principalmente nas regiões Nordeste e Sul.

Primeiro Gerador Urbando

Um bom exemplo da importância da pesquisa tecnológica vem do Porto Alegre onde o centro tecnológico da PUC instalou a primeira turbina éolica de pequeno porte no Brasil, na área urbana num prédio que foi conectada a rede elétrica tendo como objetivo o programa adotado por uma imobiliária local, divulgar a tecnologia eólica.

Dinamarca à frente

Na Dinamarca a energia gerada pelos ventos já é bem significativa com 18% de consumo da eletricidade gerada. E a meta é de 50% até 2030, no norte da Alemanha cerca de 25% da energia instalada é de origem eólica.Em Navarra, na Espanha essa porcentagem chega a 23%. E o mais surpreendente é que na Europa em termos de capacidade instalada estima-se que se produza até 2020, 100 mil MW.






Um comentário:

Unknown disse...

Atividade realizada com sucesso Liz!
Gostei!
Beijos
Professora Ekaterini.